Como acender charutos

postado em: Blog | 0

Pode parecer irrelevante para algumas pessoas falar disso, mas frequentemente vemos cambonos e médiuns de umbanda, assim como iniciados no candomblé com dúvidas sobre isso. Afinal, quem fuma os charutos são os exus e caboclos, e não os próprios médiuns, que muitas vezes não são nem fumantes. Pensando nisso preparamos algumas pequenas dicas.

Já viram alguém cortar a ponta do charuto com os dentes? Pois isso não deve ser feito. É claro que não devemos recriminar o exú ou caboclo que faça isso, mas o correto é cortar a ponta com uma guilhotina especial para charutos ou perfurar a ponta com um perfurador também próprio, para não estraçalhar as folhas internas e deixar partes do fumo saindo na boca. Mas caso você não tenha uma guilhotina ou um perfurador, pode usar a ponta de uma caneta ou lápis!

Outra dica interessante é sobre o acendimento. Você sabia que não é bom encostar a chama do isqueiro ou fósforo no charuto para acendê-lo? Isso pode queimar (carbonizar) as folhas do charuto, tirando seu sabor. Comece a acender o charuto segurando-o num ângulo de 45 graus acima da chama, a cerca de 7 a 10 centímetros (dependendo da altura do fogo), girando o charuto até que comece a acender pelo aquecimento. Dê algumas baforadas enquanto gira o charuto ao redor da chama e depois dê uma olhada pra ver se ele está queimando de maneira uniforme. Você pode também soprá-lo para garantir um acendimento completo.

Como ultima dica, evite usar velas ou isqueiros que usem fluidos (nafta) porque os produtos químicos de sua composição e os odores que emitem podem afetar o sabor. E quando usar um fósforo espere até que todo o enxofre queime por completo antes de acender o charuto! O ideal é o isqueiro de gás butano, de preferência do tipo maçarico (mas cuidado para não incinerar o charuto!).

Gostou das dicas e quer saber um pouco mais? Faça uma visita neste artigo do site charutos.com.br. Lá você vai encontrar outras dicas sobre degustadores de charutos. E fiquem à vontade para nos sugerir outros assuntos, ok?!

Veja os charutos disponíveis no BuscAXÉ

Compartilhe com seus amigos